Prefeitura de Jeceaba prorroga medidas de enfrentamento ao Coronavirus

O prefeito municipal de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, participou nesta segunda-feira, (04/05), de uma vídeo conferência promovida pela Unidade Regional de Saúde de Barbacena, em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei, e demais membros do Comitê Macro Centro Sul COVID-19 (Ministério Público, Polícia Militar, COSEMS, SAMU, CIRSU, juntamente com os 51 prefeitos da macrorregião. O encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos os cenários epidemiológicos e assistenciais das nossas quatro microrregiões, Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei, conforme proposto pelo Comitê .

Conforme o Ofício Circular SES/URSBRB nº. 17/2020, do dia 06 de maio de 2020, destinado aos Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, pela Unidade Regional de Saúde de Barbacena, “foi apresentado o cenário epidemiológico e assistencial onde, até o momento, as 04 microrregiões de saúde (Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del Rei) não estão com capacidade ampliada necessária disponível para atender os casos da COVID-19 caso tenhamos um pico nos próximos 10 dias.” Ainda ficou definida a “Manutenção do fechamento das atividades econômicas por todos os Municípios da Macrorregião de Saúde Centro Sul”. Diante dessa decisão do Órgão de Saúde, a Administração Municipal, juntamente com os municípios, se comprometeu a manter as determinações.

A Administração Municipal, desde o inicio do enfrentamento, não tem medido esforços para proteger a população de Jeceaba do contágio pelo Coronavirus – COVID-19, através de decretos, campanhas de conscientização, orientações, desinfecção de ruas na sede e distritos, aquisição de produtos, medicamentos e equipamentos destinados à prevenção da doença, além de distribuição de máscaras à população.

Apesar de todas as medidas e esforços no combate à COVID-19 pela Prefeitura Municipal de Jeceaba, Fábio Vasconcelos destaca que “grande parte da população, no dia a dia, não está respeitando as orientações dos órgãos de saúde, como o isolamento e distanciamento social, o uso de máscaras, formando aglomerações nas ruas da cidade e nos comércios em funcionamento. Além dessas medidas, a higienização das mãos com sabão e álcool em gel, contribuem para prevenir a contaminação dos vírus”, explicou. O prefeito ainda ressaltou que “mesmo diante do último boletim diário do dia 6 de maio em que somente um caso de Covid-19 foi confirmado, sendo que o paciente está curado da doença, e os dezessete casos suspeitos foram descartados, todos com base nas informações das autoridades de saúde, a população deve seguir com todos cuidados de higienização e isolamento social. A situação ainda é muito preocupante na nossa região e não podemos relaxar com as medidas de prevenção. Portanto, fiquem em casa, e se saírem, somente em caso de muita necessidade e usem máscaras”

A Administração Municipal de Jeceaba conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, Polícia Militar e Defesa Civil nas ações de fiscalização e conscientização da população nas ruas e estabelecimentos comerciais, segundo as leis e diretrizes vigentes no Município.