Móveis de paletes decoram Hall da Prefeitura

Por meio da parceria com a mineradora Ferrous e a Prefeitura Municipal de Jeceaba, a empresa Zoto Design - formada por Ana Carolina Lacerda, Letícia Hilário e Israel Silva - tem desenvolvido um projeto no município, buscando minimizar os impactos no meio ambiente e mostrar à população da cidade que muito pode se fazer por meio da criatividade.

O público alvo da oficina são os membros da comunidade, que buscam uma oportunidade de geração de renda, melhoria da qualidade de vida, ou novo saber artesanal. Como solicitação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade de Jeceaba, houve prioridade nas inscrições para o público em situação de vulnerabilidade social, que recebem algum outro auxílio da prefeitura e as demais vagas foram preenchidas por empreendedores do Município.

Esta foi uma proposta construída em conjunto entre a equipe do projeto e a Prefeitura Municipal – envolvendo a Secretaria de Assistência Social, o Departamento de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Jeceaba -, como alternativa para as famílias que já recebem benefícios, conseguirem capacitar-se e sair da condição de assistidos, buscando assim incentivá-los a buscar novas possibilidades e poderem assumir a responsabilidade por sua subsistência.

Com isso em mente os alunos fizeram o levantamento do espaço onde foi realizado o projeto voltado para a comunidade. A turma ficou responsável por fazer uma intervenção no hall da prefeitura e para isso tiraram as medidas do local e começaram a pensar nas possibilidades de criação dos mobiliários. A escolha do espaço foi determinada por meio de discussões com as autoridades envolvidas no projeto: o Prefeito, o Chefe de Gabinete, a coordenadora do CRAS e a Equipe Zoto Design.

Com as peças prontas a Zoto Design, com o apoio da mineradora Ferrous e da Prefeitura Municipal, organizou a entrega e exposição dos móveis no hall da Prefeitura no dia 04 de julho de 2018. Foi um momento importante para reconhecimento do trabalho dos alunos e divulgação do trabalho feito perante a comunidade e as autoridades envolvidas.

Em agosto, as atividades serão retomadas para dar início ao segundo módulo da oficina em que os alunos terão a oportunidade de criar móveis para atender uma demanda própria ou para venda.