Jeceaba sai na frente com programas essenciais para a alfabetização.

O Município de Jeceaba sai na frente ao implementar na sua prática educacional, desde o inicio do ano letivo de 2019, os programas de Modelo de Resposta a Intervenção (RTI) com ênfase nas habilidades de consciência fonológica e associação fonema/grafema para os alunos dos 1º e 2º ano, o Programa de Desenvolvimento da Escrita Ortográfica para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, além do monitoramento da fluência de leitura através de gráfico de desempenho e o Programa de Consciência Fonológica para os alunos do 1º e 2º  período da Educação Infantil.

O Ministério da Educação no uso de suas atribuições, estabeleceu a nova Política Nacional de Alfabetização (PNA) , que foi  assinada  no dia 11 de abril, através do decreto nº 9.765. A PNA tem como um dos seus princípios a ênfase no ensino dos seis componentes essenciais para a alfabetização: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de textos e produção escrita.

Os programas  são coordenados pela fonoaudióloga educacional da secretaria de educação em parceria com a psicopedagoga, psicóloga e equipe pedagógica, tendo como objetivo potencializar o processo de ensino e aprendizagem, através da prevenção e detecção precoce de grupos de risco para as dificuldades que podem surgir durante o processo de aprendizagem.