CRAS entrega certificados de 2018

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 14 de dezembro, a entrega dos Certificados de Participação aos integrantes dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Oficinas do Cras Jeceaba – Centro de Referência de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jeceaba.
Compareceram ao evento no Centro Pastoral cerca de 250 beneficiários, prestigiados pelas autoridades presentes: Prefeito Municipal Fábio Vasconcelos, Secretária de Assistência Social Maiza Lúcia Rocha e Dutra, Secretária da Educação Kíssia Salatiel, Secretário de Cultura Willian Daniel, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Aerton Ferreira, Funcionário Público e colaborador Gilberto Ribeiro, Colaborador voluntário Antonio Augusto, Presidente da Câmara de Vereadores Roberto Monteiro, além de representantes das empresas parceiras: VSB, representada pela Analista de Meio Ambiente, Liliane Lemos e Ferrous, representada pelo Diretor de Meio Ambiente, Cristiano Parreiras.
Um vídeo com depoimentos dos participantes e profissionais envolvidos em todas as oficinas emocionou a todos os presentes, além da fala do prefeito Fábio que destacou a importância dos serviços de proteção social básica. Em seguida foram realizadas as apresentações dos grupos de violão, capoeira e homenagens, além de exposição dos móveis em paletes e artesanatos dos grupos de convivência. Aconteceu também o lançamento do calendário 2019 e cartões postais com imagens de Jeceaba produzidos pelo grupo Adolescentes em Voz que os distribuíram entre os participantes.
Este ano foram realizados 17 Grupos e Oficinas que envolveram 261 participantes, das localidades Casinhas, Reis, Cavalhada, Estação, Bairro São José, Policlínica, Rua Entre Rios, Vila Camapuã, Volta Fria e Predinhos, Minério, Mato Felix, Bananal tem transporte garantido ida/volta através da van do CRAS. Nas comunidades rurais, são os professores de violão, teatro, capoeira e psicólogos que realizam grupos de convivência que vão ao encontro dos participantes em Bituri, Machados e Mato Dentro. Foram realizados centenas de encontros com os grupos, algumas viagens de convivência, campanhas, orientações, acompanhamentos de famílias, encaminhamentos e toda uma logística que demanda atenção, planejamento e acima de tudo, muito carinho, empenho e dedicação de toda equipe do CRAS que é composta pela Coordenadora Psicóloga Sarahy Fernandes, Assistente Social Ana Flávia Souza, Psicólogas Grazielle Flauzino e Regina Ávila, Auxiliar Administrativo Douglas Rocha e Estagiário Nathan, Serviços gerais Dulcimar Luz e motoristas Flávio e José Carlos.

OS GRUPOS E OFICINAS REALIZADAS FORAM:
- GRUPOS DE IDOSOS “DE BEM COM A VIDA” – NO CRAS JECEABA E NO POLIESPORTIVO EM BITURI
- GRUPO DE ADULTOS “GENTE IMPORTANTE” – CRAS
- GRUPO “COISAS DE MÃES - CRAS
- OFICINA “ADOLESCENTES EM VOZ” PARCERIA INTERSETORIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO – CRAS/EDUCAÇÃO E CENTRO PASTORAL.
- OFICINA INFANTIL “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONVIVÊNCIA” PARCERIA VSB E DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE - CRAS
- OFICINAS INFANTO JUVENIS DE CAPOEIRA – CRAS (PÚBLICO SEDE/MINÉRIO/MATO FELIX E BANANAL), BITURI E MACHADOS;
- OFICINAS INFANTO JUVENIS DE VIOLÃO CRAS (PÚBLICO SEDE/CAETANO LOPES E SESMARIA), MACHADOS, MATO DENTRO;
- OFICINA INFANTIL TEATRO SOCIAL: CRAS, BITURI E MACHADOS.
- CURSO EMPREGABILIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO – PATROCÍNIO VSB. CRAS JECEABA
- OFICINA DE PALETES – REALIZAÇÃO ZOTO DESIGN/PATROCÍNIO FERROUS. CENTRO PASTORAL