Jeceaba realiza 6º Festival de Bandas - 2019

Jeceaba será palco de mais uma festa da música instrumental. O 6º Festival de Bandas de Música será realizado no domingo, 15 de dezembro, à partir de 9h30, na praça central da cidade, dentro do projeto Viva Jeceaba. Além da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Jeceaba, irão desfilar no centro da cidade, enchendo as ruas de alegria e nostalgia, apresentando diversos clássicos e ritmos musicais, as bandas de Funilândia, Senhora de Oliveira, Lamim, Belo Vale, Desterro, Entre Rios de Minas, Congonhas e São Brás do Suaçuí.

Fundada em 16 de maio de 1937, a Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição completou 82 anos em 2019 e teve como primeiro presidente Antônio Ribeiro de Souza.

O primeiro registro da Banda é datado de 1º de outubro de 1900, sob o título de “Termo de Contrato sobre a Arte Musical”. Neste documento é registrada a construção de uma escola musical em Barra do Camapuã, mais tarde João Ribeiro, hoje Jeceaba.

Padre Francisco Xavier Gomes, Padre José Bosco de Resende, Antônio Alexandrino, Norberto Machado Bento, Antônio Trigueiro e tantos outros nomes se esforçaram para manter a tradicional Banda de Jeceaba.

Atualmente, a Corporação conta com 42 integrantes, tendo como regente o Sr. Davi José Amâncio da Costa, além de 20 alunos de aula de eventos locais e dezenas de cidades da nossa região.

O 6º Festival de Bandas de Jeceaba é uma realização da Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, é gratuito e tem o objetivo de preservar e difundir a tradição das bandas de músicas, troca de experiências, além de despertar a vocação musical em crianças, jovens, adultos e idosos.

Referência bibliográfica: História de Jeceaba, nos trilhos do tempo... Autor: Rafael Mendes de Resende - Edição 2017