Programa Saúde na Escola Estadual “Santos Reis”

Nos dias 19 e 21 de setembro de 2018, foi realizada uma avaliação de saúde nos alunos da Escola Estadual “Santos Reis”, a pedido da direção da mesma, para integrar o projeto de “Reeducação Alimentar e Auto-estima”, proposto pelo professor Luiz Augusto Cardoso, no intuito de melhorar a alimentação servida na escola.

Foram coletados dados de 6 (seis) turmas com aproximadamente trinta alunos em cada turma.

A avaliação foi realizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) “Iolanda Pereira Reis”, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jeceaba. Houve aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, coleta de peso, altura, nome, data de nascimento, número do cartão do SUS e idade dos alunos. E ainda, cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal, preconizado pela OMS - Organização Mundial de Saúde para classificar o estado nutricional de indivíduos.

Assim, no dia 1º de outubro de 2018, os alunos receberam orientações nutricionais de acordo com o resultado que cada um obteve na avaliação do peso corpóreo, da pressão arterial e do teste de glicemia capilar.

Os resultados foram avaliados pelos médicos da ESF, Dr. Geraldo Carlos Caixeta e pelo endocrinologista Dr. Wladimir Francisco Pinheiro, que disponibilizaram pedidos de exames laboratoriais aos alunos que apresentaram alterações na pressão arterial e no teste glicêmico, para análise mais detalhada.