Equipe de Saúde de Jeceaba intensifica suas ações e campanhas de combate a dengue

Aqui em Jeceaba, estamos unindo forças para enfrentar a dengue e arboviroses! A Secretaria de Saúde está adotando medidas durante este período endêmico em Minas Gerais.

Confira nossas ações:

- Trabalho Focal nas Comunidades:

Agentes de combate a endemias estão atuando nas comunidades de Bituri, Machados e Caetano Lopes. O Ministério da Saúde preconiza essas ações apenas para áreas urbanas dos municípios, pelo fato de o Aedes aegypti possuir características prioritariamente urbanas. Porém, por entendermos que tais localidades já possuem algumas características urbanas tais como proximidades entre as residências, realizamos tais iniciativas.

- UBV Costal (Fumacê) Responsável:

Realização de UBV costal (popular fumacê), segundo protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Esta ação caracteriza-se como ação de bloqueio (emergencial) e por tratar-se de uso de inseticidas não pode ser realizada de forma indiscriminada. São realizadas em regiões com pacientes notificados e que realizaram testagem positiva para dengue, seguindo critérios estabelecidos.

- Orientações em Diversos Momentos:

Realizamos panfletagens informativas e blitz educativas no trânsito durante o carnaval, quando a cidade recebe mais visitantes.

- Educação nas Escolas:

Levamos a conscientização para as escolas dos distritos de Machados e Bituri, com orientações aos alunos sobre prevenção e combate à dengue. Acreditamos que as crianças e adolescentes são multiplicadores essenciais de informações na comunidade.

- Atividades Culturais:

Realizamos palestras e atividades educativas na Escola Estadual Santos Reis e CMEI, utilizando teatro como forma lúdica de abordar a temática.

- Intersetorialidade em Ação:

Trabalhamos em conjunto com diversos parceiros na comunidade, como CRAS, Defesa Civil e setores de comunicação. A união faz a força!

- Mutirão de Limpeza:

Realizamos mutirão de limpeza divulgado antecipadamente, focado no centro urbano do município. Todos juntos por uma Jeceaba mais limpa e segura!

Contamos com a colaboração de todos nesse esforço coletivo.  Juntos, somos mais fortes contra a dengue!