CRAS mantém atendimentos individualizados com assistente social e psicólogas

O CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Jeceaba, tem trabalhado de forma ainda mais intensa e diversificada desde o início da pandemia do COVID-19.  Considerando que as atividades presenciais foram parcialmente suspensas, e diante do cenário em que estamos vivenciando, as ferramentas tecnológicas são parte da estratégia de continuidade do funcionamento da proteção social básica (programas, projetos, benefícios da Assistência Social) e uma maneira eficaz de garantir os direitos. Assim, os contatos com os beneficiários e também com os participantes dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos estão sendo realizados via telefone e whatzap (grupos ou individual), para manutenção dos vínculos,  promoção da saúde mental e qualidade de vida. Os profissionais responsáveis estão atentos às demandas e disponibilizando conteúdos com temas interessantes e  com informações acerca da prevenção necessária contra a Covid-19, além de mensagens emocionalmente fortalecedoras. Os públicos acompanhados são os participantes dos GCVF (Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  (idosos, adultos, adolescentes e crianças) e famílias do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). Por ocasião do Dia da Família, foi distribuída uma proposta de atividades de convivência em família entregue, com toda segurança sanitária, nas residências dos participantes dos grupos. O processo de acompanhamento integral das famílias e participantes dos Grupos de convivência e fortalecimento de vínculos tem se mostrado cada vez mais imprescindível, visto que em muitas vezes, este momento tem resultado índices de insegurança, ansiedade e fragilidade psicológica. Estão sendo realizados atendimentos individualizados (assistente social, psicólogas) com agendamento prévio através do telefone 3735 1271 (8h as 12h). Atendimentos on line 8h as 16h (cras@jeceaba.mg.gov.br ou face Cras Jeceaba in box).