Durante os meses de junho e julho, a Equipe Interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação promoveram ações educativas e pedagógicas.

(Nutricionistas, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga), abordando aspectos da alimentação saudável com os alunos da Educação Especial, visto que há estudos que indicam que existe uma prevalência de distúrbios alimentares em crianças com desenvolvimento neurotípico e com transtornos do neurodesenvolvimento, onde os sintomas são inabilidade ou recusa na ingestão de alimentos, dificuldade de provar novos sabores ou determinada variedade de tipos de texturas.

Na Sala de Recursos Multifuncionais da Educação, os alunos realizaram atividades pedagógicas e sensoriais a partir de palavras constituídas por diferentes sons, participaram de jogos, trabalhos manuais, degustaram alimentos típicos do mês de junho, fizeram atividades em aplicativo que desenvolvem a coordenação motora, entre outras.

Sob a supervisão dos Nutricionistas é fornecida uma refeição diferenciada para os alunos que necessitam de uma alimentação especial.

De acordo com a Fonoaudióloga, algumas crianças podem apresentar dificuldades com as texturas ou consistência dos alimentos, rejeitando preparações mais granulosas e fibrosas. E insistir, forçar ou distrair a criança para comer alimentos que ela não aceita pode potencializar a recusa alimentar e até em alguns casos proporcionar a fobia alimentar.

Com isso, através deste estudo, a Terapeuta Ocupacional colaborará no processo de ampliação alimentar nutricional, trabalhando de forma lúdica, imaginária e divertida, com o objetivo de explorar de forma rotineira o maior campo de sentidos possíveis, como: olfato, tato, visão e paladar.

Sendo assim, ressaltamos a importância da avaliação da merenda escolar, através do incentivo à alimentação saudável, segura e natural de forma gentil, para favorecer o bom desempenho dos nossos alunos, melhorando a qualidade de vida e saúde dos mesmos.