CONVITE - IPHAN promove Encontro com Quitandeiras

As quitandeiras da sede e área rural do município de Jeceaba, além de interessados neste ramo da gastronomia, estão convidados a participar de uma RODA DE CONVERSA PROMOVIDA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN), NO DIA 19 DE AGOSTO, PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, Á 14 HORAS, NA CÂMARA MUNICIPAL DE JECEABA. O tema principal do encontro é sobre a importância do Ofício das Quitandeiras e a situação do registro do reconhecimento do oficio como bem imaterial do Estado de Minas.
Em 2013, a Secretaria Municipal de Congonhas (MG) solicitou o registro e encaminhou, ao IPHAN, 44 declarações de anuência de quitandeiras dos municípios de Ouro Preto, Piranga, Sabará, Ouro Branco, Entre Rio de Minas, Itabirito, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Barão de Cocais, Lagoa Dourada, São Gonçalo do Rio Abaixo, Conselheiro Lafaiete e Belo Vale.
Segundo o IPHAN, as quitandas caracterizam-se pela pastelaria de produção caseira, a exemplo de bolos, broas, roscas, sequilhos, doces em geral. As receitas - inerentes ao ambiente familiar e repletas de significados - são transmitidas de geração a geração, de forma oral". PARTICIPE!
A reunião é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jeceaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, com o apoio da Câmara Municipal de Jeceaba.