Jeceaba define propostas na Conferência Municipal de Assistência Social

Atendendo as normas do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Jeceaba, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Jeceaba, realizou no dia 13 de agosto, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Direito do povo com financiamento público e participação popular”. O evento aconteceu de 8h as 15:30h, no Centro Pastoral Pe. João Bosco e discutiu propostas para a política municipal, estadual e nacional de assistência social.

Participaram da Conferência representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Prefeito Municipal Fábio Vasconcelos e  Secretários Municipais, representantes do Legislativo, trabalhadores e usuários do SUAS, colaboradores das Secretarias de Educação e de Saúde.

Após a abertura oficial do evento  que contou com breve descrição e apresentação de fotos dos serviços realizados pela Assistência Social de Jeceaba, palavra do Prefeito Municipal Fábio Vasconcelos e do  Vice-Presidente do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, Edson Cardoso Urzedo, aconteceu a palestra “Direito do povo com financiamento público e participação popular”, ministrada pela psicóloga Laila Ferreira, que esclareceu dúvidas sobre os Eixos propostos nesta Conferência. Laila é graduada em Psicologia e Pós Graduada em Educação Empreendedora com ênfase em Empreendedorismo Social. Trabalha como Psicóloga na Prefeitura de Congonhas, Coordenadora do CRAS Alvorada neste mesmo município. Foi responsável pela elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (2017-2021), tem funções dentro da área de Vigilância Socioassistencial, é Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (2017-2019) e Conselheira do CMDCA (2016-2019) de Congonhas MG.

Seguiu-se  delicioso almoço servido no mesmo local. No período da tarde, os Eixos foram discutidos em grupos e elaboradas as propostas a serem apresentadas em plenária para votação. Em seguida, participantes da oficina de violão do CRAS, Machados e Mato Dentro, apresentaram o momento cultural do evento, encantando a todos os presentes. Finalizando o evento, foram votadas as propostas apresentadas pelos grupos e escolhidos os Delegados que representarão o município na Conferência Estadual da Assistência Social.  Todos os presentes avaliaram o evento e  receberam certificados de participação.

As propostas do município serão apresentadas e defendidas pelos delegados na Conferência Estadual.