Jeceaba comemora mais uma edição do Festival Gastronômico

O 4º Festival Gastronômico Sabores de Jeceaba, movimentou o município no último final de semana e foi um verdadeiro show de comida típica mineira, boa música e ambiente para uma prosa agradável, tornando o festival ainda mais acolhedor, uma festa para toda a família.

Na sexta-feira, 28 de junho, o Festival iniciou à noite, com um grande público, incluindo em sua maioria moradores e turistas da região.

O prefeito municipal, Fábio Vasconcelos e o vice-prefeito, Zezé do Cristianinho, contaram com a presença do Deputado Estadual Glaycon Franco, da gestora do Circuito Veredas, Érica Maia, e de vereadores na abertura oficial do evento.

A deliciosa culinária local, com pratos salgados e doces criados exclusivamente para o Festival, foi a atração principal do evento. As atrações musicais com Rodrigues Machado e a banda Força Vocalis animaram a primeira noite do evento. O chopp gelado da Dispel, a cerveja artesanal WÖSLF, queijos, vinhos e a cachaça Jeceaba com seus drinks, esquentaram o público, no frio.

No interior da Estação Ferroviária foi montado um espaço com uma decoração temática de casas do interior mineiro, com móveis, eletro domésticos, vasilhames e peças antigas, todas disponibilizadas pelos moradores, além de exposições de artistas plásticos de Jeceaba.

O sábado, 29 de junho, foi recheado de atrações gastronômicas e também musicais. Além dos deliciosos pratos comercializados e servidos pelos chefs locais, foram realizados workshops para o público infantil, com a Chef Hadassah Olive e para os adultos, com o Chef Afonso Bicalho, ambos da UNA-BH, parceira do Circuito Veredas.

Além do chopp, cerveja artessanal, vinhos, cachaças e drinks, o Apíário Zezinho Cardoso também expôs, pela primeira vez, seus produtos como mel, própolis, bolos e sabonetes naturais, todos produzidos em nosso município.

O artesanato local, da AMARIAZ - Associação das Mulheres Reunidas em Igualdade de A a Z, também foi presença no evento.

À partir de 12 horas, as atrações musicais ficaram por conta de David Alessandro, Marcelo Boy e Luan Lucas, cantores locais e da região. À noite, o grande público presente aplaudiu e se encantou também com Sanduca Brasil e a Banda de A a Z, de Belo Horizonte.

O sucesso se repetiu no domingo, 30, último dia do Festival Gastronômico, que registrou o maior número de pessoas, desde a primeira hora do evento.

Mantendo a qualidade dos pratos e bebidas, o Festival proporcionou horas agradáveis para os moradores, suas famílias e turistas da nossa região e de Belo Horizonte, além de fomentar a economia no muncípio, gerando renda para os participantes e para o comércio local, fortalecendo e divulgando o nosso turismo gastronômico.

Atualmente, a gastronomia é um dos principais segmentos do turismo em âmbito nacional e mundial, e Jeceaba é repleto de talentos da gastronomia, motivo pelo qual a administração atual vem investindo no setor, em parceria com o Circuito Turístico Veredas.

As atrações musicais tiveram início com Emilly Almeida, dando continuidade com Marcel Dias e Anderson Gomes. À noite, Célio Show fechou o evento com chave de ouro.

O Festival Gastronômico é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Circuito Turístico Veredas, com o apoio do Centro Universitário UNA-BH, Câmara Municipal de Jeceaba, Conselho Municipal de Turismo, Secretarias de Obras, da Saúde e da Educação.

Workshop

No palco Gourmet, montado na Estação Ferroviária, no sábado e domingo, aconteceram vários workshops com os Chefs convidados da UNA, por meio do Circuito Veredas, além de oficinas para as crianças, que se divertiram, aprovaram a novidade e colocaram a mão na massa, aprendendo a fazer pão de queijo e docinhos de festa. E quem comandou a cozinha KIds foi a Chef Hadassah Olive,

Já os adultos foram surpreendidos com uma delicosa receita “ Risoto a Camapuã” em homenagem à Jeceaba, pelo chef Afonso Bicalho.

No domingo, o workshop para os adultos foi comandado pelo chef Darlan Souza que preparou um “Lombo com ervas marinado e flambado na cachaça Jeceaba”.

Os alunos de Enfermagem da UNA também tiveram um espaço exclusivo no evento, onde tiraram dúvidas referente a saúde e distribuíram vários kits da Universidade.