Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com palestra para alunos da Escola em Machados

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Jeceaba em parceria com o CODAP Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba, a Sala Verde Quadrilátero (INCT Acquqa-Cesup-Geopark) e a Policia Ambiental de Meio Ambiente participaram das comemorações do Dia do Meio Ambiente, 5 de Junho, em Jeceaba, durante a Oficina de Educação Ambiental. A atividade foi realizada na quinta-feira, 6 de junho, na Escola Municipal Lindaura da Conceição Ribeiro, no Distrito de Machados.
A Polícia Militar, por meio do 2º Pelotão de Meio Ambiente, com sede em Conselheiro Lafaiete e atuação regional, também participou do evento. Além de expor animais silvestres empalhados, o tenente Nélio Reis e o cabo Daniel Gomes realizaram uma palestra sobre os cuidados que o ser humano precisa ter com seu habitat, que é todo o Planeta Terra.
“Nossa intenção é fazer como que as crianças entendam que animais silvestres são aqueles que moram nas matas e florestas, biomas, no nosso ecossistema. Animais como maritaca, por exemplo, não podem ser domesticados, a não ser por quem consegue uma licença do IBAMA, caso contrário a multa neste caso é de R$ 11 mil. Se todos levarmos uma para casa, ela some do meio ambiente, o mesmo vale para o tamanduá, a jaguatirica, a capivara, o tatu, o jacaré, etc. O mesmo acontece com todo o Planeta, se quisermos tirar mais dele do que ele pode nos oferecer, os recursos vão se esgotar. Precisamos encontrar o equilíbrio. Quanto mais fizermos as coisas certas, mais seremos felizes. Temos de economizar água, não desperdiçar comida, não jogar lixo na escola e na rua, tratar bem as outras pessoas, os animais e as plantas, temos de ser exemplos para outras pessoas e, assim, teremos uma cidade e um planeta melhor para vivermos neles”, aconselharam os dois militares aos alunos.