IEF proíbe pesca de espécies nativas na Bacia do Rio Paraopeba



"FICA VEDADA A PESCA DE ESPÉCIES NATIVAS EM TODA A BACIA DO RIO PARAOPEBA ATÉ QUE SEJA PUBLICADA NOVA PORTARIA SOBRE O TEMA. Art. 1º da PORTARIA Nº 16, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 -

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) proibiu a pesca amadora de espécies nativas em toda a Bacia do Rio Paraopeba. A suspensão entrou em vigor nesta sexta-feira, 1º de março, pela Portaria nº16 do IEF, sancionada em 28 de fevereiro pelo diretor-geral do Instituto, Antônio Malard. A medida foi tomada em decorrência da gravidade dos impactos ambientais resultantes do rompimento da Barragem 1, da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A pesca de espécies nativas no Rio Paraopeba já estava proibida em razão da Piracema, desde 1º de novembro de 2018, quando começa o período de desova e consequente reprodução dos peixes. O período se encerrou neste dia 28 de fevereiro, mas, em razão do carreamento de rejeitos da barragem para o curso d’água, a proibição da atividade pesqueira foi novamente determinada, por tempo indeterminado.

Em razão do desastre, o Paraopeba sofreu inúmeros impactos associados à supressão, degradação e fragmentação do conjunto de espécies de peixes, em larga escala. Também houve mortandade, alteração da cadeia alimentar, e há possibilidade de extinção de espécies, com comprometimento e disfunção dos ecossistemas aquáticos.

“A proibição é necessária tendo em vista que os peixes remanescentes dos afluentes a montante do ponto de rompimento da barragem precisam de atenção especial uma vez que eles são fundamentais para o repovoamento dos trechos atingidos”, afirma o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

A pesca profissional, aquela praticada com finalidades comerciais, já é proibida na Bacia do Paraopeba, conforme os Decretos Estaduais nº 43.713/2004 e nº 43.783/2018. Deste modo, a nova Portaria amplia a proibição, atingindo também a pesca amadora das espécies nativas."

http://www.ief.mg.gov.br/component/content/article/2614-ief-proibe-pesca-de-especies-nativas-na-bacia-do-rio-paraopebao-instituto-estadual-de-florestas-ief-proibiu-a-pesca-amadora-de-especies-nativas-em-toda-a-bacia-do-rio-paraopeba-a-suspensao-entrou-em-vigor-nesta-sexta-feira-1o-de-marco-pela-portaria-n?fbclid=IwAR3ZIre7q_OYEdf-59nTgQN4gxFAmLtKCpc4w8FLdjlUQedKpqtVAQww1eI



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230