Merenda escolar: uma revolução para os agricultores familiares de Jeceaba

Uma alimentação saudável e adequada proporciona uma melhor qualidade de vida, auxilia no rendimento escolar do aluno e contribui para a formação de práticas alimentares saudáveis, desde que compreenda o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e as tradições locais.
A Lei no 11.947/09 inovou ao obrigar a utilização de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos recursos repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, com aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.
Em Jeceaba, começamos o Programa em 2011 com apenas uma família e hoje temos em torno de 10 famílias de produtores agrícolas participando do projeto. Nosso objetivo é que mais famílias se interessem a participar do Programa.
O agricultor familiar que fornece a sua produção para a alimentação escolar contribui para o desenvolvimento econômico regional, a valorização dos produtos familiares, incentiva a organização, cooperação e a formalização e a inclusão social e econômica do homem do campo.