CRAS Jeceaba comemora Dia Internacional da Pessoa Idosa



O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, da Prefeitura Municipal  de Jeceaba realizou atividades comemorativas alusivas ao Dia da Pessoa Idosa, comemorado internacionalmente em 01 de outubro.

Esta data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas. Nesta mesma data  no Brasil, no ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso – este ano completando, portanto 15 anos.  O Estatuto do Idoso é uma Lei Federal ( nº 10.741, de 1º de outubro de 2003), isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país.

Na quinta feira, dia 04 de outubro, foi realizada uma tarde festiva no sítio Telhado Azul com muita música e dinâmicas recreativas com o Professor de Educação Física Fabiano Cássio que palestrou sobre a importância das atividades físicas no dia a dia da pessoa idosa. Gargalhadas, interação e muita alegria de viver foi o que mais se viu entre os presentes, componentes dos grupos de convivência “De Bem com a Vida” da sede Jeceaba e de Bituri.

Na sexta feira, dia 05 de outubro, foi a vez do tão esperado Cine CRAS Sessão de Cinema e pipoca no CRAS com a exibição do Documentário Envelhescência. O longa metragem relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. Intercalado com comentários de especialistas (Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sergio Cortella) o filme sugere uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas. Depoimentos emocionantes na roda de conversas após a sessão fecharam essa tarde comemorativa que deixou gostinho de quero mais, segundo uma das participantes: adoro vir toda semana ao CRAS e esta foi prá lá de especial!  Que venham muitas outras tardes festivas!

No sábado, dia 06 de outubro, aconteceu na Matriz a Missa em Ação de Graças aos Idosos de todo o Mundo com participação especial dos Grupos De Bem com a Vida.  



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230