Conheça o CRAS Jeceaba – “Casa das Famílias”

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (Casa das Famílias), da Prefeitura de Jeceaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Básica do SUAS sendo a porta de entrada de várias famílias à essa rede. No CRAS são realizadas ações de acolhida, oferta de informações, atendimentos individuais e familiares, visitas domiciliares, atividades coletivas e comunitárias, encaminhamentos com acompanhamentos para a rede socioassistencial e outros setores, palestras e rodas de conversas, grupos de convivência e sócio educativos, articulação e fortalecimento de grupos. As famílias inseridas possuem algum tipo de vulnerabilidade social decorrente de fragilização de vínculos, pobreza ou precário acesso aos serviços públicos.

Os principais serviços realizados pelos profissionais dos CRAS são:
• Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e
• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O PAIF é composto de atendimentos e encaminhamentos que tem como principal objetivo o fortalecimento da função protetiva da família, partindo do pressuposto de que este é um lugar em que se trocam valores, onde os membros deveriam cuidar e proteger um ao outro, levando, assim, a uma forte sensação de pertencimento. Após o cadastro inicial da família, suas necessidades são identificadas e a equipe inicia o trabalho de apoio e acompanhamento.

O SCFV também compõe a proteção social básica e o foco principal desse serviço é prevenir ocorrência de situações de risco social e, principalmente fortalecer os vínculos dentro dos núcleos familiares das famílias assistidas pelo CRAS. São grupos e oficinas formados por beneficiários organizados conforme seu ciclo de vida – crianças, adolescentes, adultos, e idosos. Tem como objetivo propiciar oportunidades para a escuta, valorização e reconhecimento do outro, produção coletiva, exercícios de escolhas e protagonismo, tomadas de decisões sobre a própria vida e do grupo, diálogo para resolução de conflitos, reconhecimento de limites e possibilidades, experiências de reconhecimento e nominação de emoções, admiração das diferenças, entre outras.
Estes serviços são complementares de apoio e construção conjunta das melhorias na qualidade de vida das famílias.

Grupos e Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Jeceaba

Nos grupos e oficinas são realizadas interações, promovidas rodas de conversas, atividades criativas sempre com reflexões relevantes para o desenvolvimento integral dos participantes.
Os grupos e oficinas do CRAS Jeceaba acontecem de acordo com cada faixa etária ou ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Fazem parte dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Jeceaba 2018:
- Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Gente Importante” – Adultos. Acontece no CRAS todas as quintas feiras, às 9h.
- Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “De Bem com a Vida”- Idosos. Acontecem no CRAS (todas as sextas feiras, 14h) e em Bituri (no Poliesportivo, todas as 5as feiras, 14h).
- Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Educação Ambiental e Convivência”- Infantil. (realizado através de parceria com a VSB e Dep. Meio Ambiente). Acontece no CRAS, todas as terças feiras, 9h.
- Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Adolescentes em Voz” – Adolescentes. (realizado em parcerias com a Sec Mun de Educação e Dep de Comunicação ). Acontece no Centro Pastoral e Sala de Informática da E. M. Zuleika, todas as 2as feiras, 14h.
- Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Coisas de Mães”. Reflexões e artes. Acontece no CRAS, todas as segundas feiras, as 14h.
- Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Jeceaba

O objetivo das oficinas é desenvolver habilidades nos participantes, principalmente relacionadas à convivência, ao protagonismo e à cidadania. São realizadas:
- Capoeira – Público alvo: Crianças, adolescentes e adultos. As oficinas acontecem no Poliesportivo de Jeceaba (2as e 5as, 17h); no Poliesportivo de Bituri (2as e 4as, 13h); no Poliesportivo de Machados de Minas (2as e 4as, 15h); na escola de Mato Felix (3as e 5as, 14h). Ainda há vagas.
- Paletes – Parceria Ferrous. Público alvo: Adolescentes e Adultos. As oficinas acontecem no Centro Pastoral, todas as 4as feiras, em dois horários: 13h e 14:30h. Ainda há vagas.

Os grupos e oficinas tiveram início nos meses de fevereiro e março e acontecem semanalmente, contando com a participação de cerca de 200 pessoas entre crianças, adultos e idosos.
Mais informações no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Rua Maria Eduarda, 41 (ao lado da Creche Municipal)Telefone 3735.1271