Jeceaba é contemplada com Pluviômetro Automático

A Prefeitura Municipal informa que Jeceaba foi contemplado, entre 95 municípios de todo o Estado de Minas Gerais, com uma estação de monitoramento através da instalação de um pluviômetro, aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.
O Termo de Cooperação Técnica do projeto foi firmado entre a EMATER-MG e CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), em que os pluviômetros somente serão instalados em municípios que tem convênio com a EMATER MG vigente.
Os dados da estação serão enviados de forma automática para o CEMADEN, através de sinal de telefonia celular e não necessitam de energia elétrica externa para funcionar, pois suas baterias são carregadas por um painel solar.

O projeto "Pluviômetros Automáticos" tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, a fim de anteceder e evitar acidentes e desastres naturais, diminuindo os prejuízos socioeconômicos e ambientais. É priorizada a instalação em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais.

Para Marisa Magna Barbosa, Extensionista Agropecuário da EMATER em Jeceaba, a instalação deste equipamento no município é de fundamental importância, tanto para prevenção de desastres ambientais quanto para a agricultura sendo o registro das quantidades de chuva o instrumento para planejamento das atividades agropecuárias. Quando um município não possui estação para monitoramento pluviométrico usam-se dados de municípios próximos como referência, induzindo a cálculos sub ou super estimados. É um grande presente para Jeceaba a instalação desse equipamento.

Um agente facilitador é o município possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, alagamentos, enxurradas, solapamentos e terras caídas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural.

A instalação está prevista para quinta-feira, dia 08/03, a partir das 08h00 na Casa do Agricultor.

A Plataforma de Coleta de Dados (PCD), equipada com o pluviômetro, é composta com os seguintes componentes: a) Tripé metálico tubular, utilizado para sustentação do conjunto b) Painel solar, responsável por recarregar as baterias da PCD durante o período de iluminação solar c) Caixa de acondicionamento, onde se encontra instalado o sistema eletrônico da PCD d) Pluviômetro, do tipo báscula para medição da precipitação pluviométrica.