Prefeitura de Jeceaba intensifica vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar ainda mais a aplicação de vacinas contra a febre amarela durante o mês de fevereiro, com o objetivo de imunizar um número maior de moradores de Jeceaba e facilitar o acesso das pessoas que encontram dificuldade em procurar a unidade durante a semana. O horário foi estendido entre segunda e sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e domingos de 8h às 16h, na sala de vacinas da Unidade de Atenção Primária à Saúde - UAPS - (Policlínica de Jeceaba).

Nas comunidades rurais, 2 equipes de saúde tem realizado busca ativa diária, desde 24 de Janeiro, visitando todas as residências e aplicando a vacina. A partir de amanhã, 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal disponibilizará ao todo 7 equipes para as buscas nas comunidades rurais. “Nosso objetivo é vacinar toda a população rural até o dia 09 de fevereiro. Para termos uma ideia, no ano de 2017 Jeceaba aplicou 2.179 doses da vacina febre amarela e em 2018 até o momento foram aplicadas 758 doses”, informou Vinícius de Paula Gonzaga, Secretário Municipal de Saúde de Jeceaba.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

NÃO DEIXE PARA DEPOIS, VACINE-SE! FEBRE AMARELA MATA!

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO COMUNIDADES RURAIS

01/02 Quinta