Prefeitura intensifica combate à Febre Amarela em Jeceaba

A Prefeitura de Jeceaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica o combate a Febre Amarela no município.
A vacinação acontecerá nos dias 23, 25 e 30 de Janeiro e 1º de Fevereiro de 8h às 19h e no dia 27 de Janeiro, sábado, de 8h às 16h. O local será na sala de vacinas da Unidade de Atenção Primária à Saúde - UAPS - (Policlínica de Jeceaba). Leve o cartão de Vacina e do SUS.

A FEBRE AMARELA É UM PERIGO REAL. NÃO DEIXE DE SE VACINAR!

SINTOMAS
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

TRANSMISSÃO
A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.

PREVENÇÃO
Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela. Outras medidas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo. Saiba mais e acesse https://www.bio.fiocruz.br/…/febre-amarela-sintomas-transmi….
Mais informações sobre a vacinação em Jeceaba ligue: 3735.1350