Entrega de certificados encerra atividades do CRAS em 2017

Na tarde chuvosa do dia 1º De dezembro, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, realizou o encerramento dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Oficinas 2017 com apresentações culturais, exposição de Natal e entrega dos certificados de participação aos integrantes.
Buscando realizar o seu objetivo de promover a proteção social básica no município de Jeceaba, o CRAS, atende às famílias acompanhadas de forma integral, a partir da valorização de suas potencialidades, promovendo ações para o seu desenvolvimento social, emocional e econômico. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS Nº. 109/2009) os Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem como objetivos “garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social”. Os SCFV devem se organizar de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
Este ano em Jeceaba foram realizadas 16 oficinas que envolveram semanalmente 210 participantes, durante os meses de fevereiro a novembro. Os encontros foram semanais com transporte exclusivo através da van do CRAS, lanche, além de uma vasta programação que incluiu viagens de convivência, ações comunitárias, orientações, acompanhamentos de famílias, encaminhamentos e toda uma logística que demandou atenção, planejamento e acima de tudo, muito carinho, empenho e dedicação de toda equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social que inclui o CRAS, a equipe do Serviço de Proteção Especial e o Setor Bolsa Família, além de parceiros das secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Transporte, Comunicação, Informática, Meio Ambiente, Emater e Vislumbrar (VSB). Cada detalhe realizado contou com o olhar atento de colaboradores e parceiros com o objetivo de servir de forma integral aos usuários dos serviços da Assistência Social.

Os grupos e oficinas realizados este ano foram: De idosos “DE BEM COM A VIDA”, de adultos “GENTE IMPORTANTE”, oficina “ADOLESCENTES EM VOZ”, oficinas infantis “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, “OFICINA DE EMOÇÕES” e de CANTO LIVRE “VIVA VOZ”, oficinas de CAPOEIRA INTERGERACIONAL, grupo experimental “HORTA COMUNITÁRIA” e o de mulheres “COISAS DE MÃES.