Município recebe recursos para elaboração de projeto de restauração da Estação Ferroviária



A administração municipal tem se empenhado desde 2015 para implementar no Município uma política efetiva de proteção ao Patrimônio Cultural de Jeceaba. Nesse intuito novas leis municipais foram criadas no ano de 2015, incluindo a lei 1222/2015 que estabelece a política de proteção e torna efetivo o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
Graças a estes esforços, e à regularidade das certidões municipais o Município inscreveu-se no Edital 001/2016 do Fundo Estadual de Cultura-FEC pleiteando recursos para a ELABORAÇÃO DE PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JECEABA sendo contemplado com o valor de R$20.000,00 recebidos na data de 09 de novembro de 2017. O Fundo Estadual de Cultura (FEC) tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural das diversas regiões de Minas Gerais. Assim sendo, trata-se de um importante mecanismo de fomento, que visa ao estímulo do desenvolvimento cultural, com foco nos municípios localizados no interior. 

Após a conclusão desta etapa caberá ao Município pleitear recursos para a execução do projeto, portanto ainda serão necessários novos esforços para que este bem tão representativo da história e cultura local recupere a arquitetura e beleza original, mas a elaboração do projeto de restauração é o passo primordial para a recuperação e valorização deste bem.
A estação de Jeceaba foi inaugurada em 1914, com o nome de Camapuan, permanecendo como ponta de linha até a inauguração do restante do ramal, em 1917. Nos anos 1920, seu nome foi alterado para João Ribeiro, antigo ministro da Fazenda (João Ribeiro de Oliveira e Souza). Posteriormente o nome foi alterado para o atual, Jeceaba. Saiba mais:http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_…/jeceaba.htm



Prefeitura Municipal de Jeceaba

Praça Dagmar de Souza Lobo, Centro, Jeceaba, MG, Cep 35498-000.
Telefones: (31)3735-1275 | (31)-3735-1230