Prefeitura de Jeceaba, através do Departamento de Meio Ambiente, agora é integrante do CBH Paraopeba.

Informa que a engenheira ambiental do Município, Natália de Vasconcelos Soares Aleixo, agora é membro titular do Poder Público Municipal do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são fóruns em que um grupo de pessoas se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água em determinada bacia hidrográfica.

A participação do Município é de suma importância para promoção da gestão de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Paraopeba já que dois rios que cortam o município, Camapuã e Paraopeba com seus afluentes e subafluentes estão inseridos na bacia.

Duas importantes conquistas ocorreram nos últimos 2 anos: o Plano Diretor da Bacia foi aprovado em dezembro de 2019 e em 24 de novembro de 2021 foi aprovado os mecanismos e valores de cobrança pelo uso de recursos hídricos na área de atuação do CBH Paraopeba.

Agora é aguardar a escolha da Agência de Bacia, que é uma unidade executiva descentralizada de apoio ao Comitê que deverá ocorrer o primeiro trimestre de 2022 e tudo ocorrendo bem no primeiro semestre de 2023 a cobrança pelo uso da água estará implementada em toda bacia.