25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue.

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004 para sensibilizar o maior número de pessoas a fazerem a doação e homenagear os que já fazem.

A necessidade de sangue é universal.

O sangue é usado para tratamentos, intervenções urgentes e todos podem precisar.

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas:

• Estar em bom estado de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam levar a documentação necessária e o formulários de autorização preenchido por um responsável;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Estar descansado(a) e alimentado(a);

• Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;

• Pós-vacinação contra a Covid-19: caso tenha recebido a Coronavac, esperar 48 horas. Para as vacinas Pfizer, AstraZeneca e Janssen é necessário aguardar 7 dias;

• Pós-Covid-19: somente passados 30 dias após a recuperação clínica completa.

A doação de sangue é um ato solidário que salva milhares de vidas anualmente.

Se você deseja ser um doador acesse o site https://www.mg.gov.br/cont.../agendamento-online/doar-sangue e saiba mais.

Em Jeceaba, você pode entrar em contato com a Defesa Civil do Município para fazer o agendamento através do telefone 31 98301 9650 ou pelo WhatsApp 31 98238 9184.

O endereço é: Rua Antônio Ribeiro de Souza, n°23 (fundos), no Centro Pastoral.

A Defesa Civil do Município agradece e parabeniza todos os doadores jeceabenses pela disponibilidade em praticar esse grande ato de amor sempre que há a necessidade.