No mês do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a prevenção do câncer de mama.

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher geralmente é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, também podem aparecer pequenos caroços nas axilas. Deve-se lembrar de que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve anualmente procurar um posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Lembrando que o serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, porém esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Em Jeceaba, tem sido realizadas durante todo o mês, ações de conscientização pela equipe de saúde da família.

Vale lembrar que quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura. Saber realizar o autoexame e estar ciente de quais ações podem diminuir os riscos de desenvolver esse tipo de câncer são práticas fundamentais. E é exatamente por isso que a conscientização e a educação são tão importantes.

Verifique nas imagens a maneira correta de identificar os sinais e realizar o exame para a prevenção da doença.

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura!