O Departamento Epidemiológico da Secretaria de Saúde iniciou a campanha contra a Sífilis.

A Sífilis uma Infecção Bacteriana Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

O teste rápido (TR) está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução.

A sífilis tem tratamento e cura. Porém, quanto mais rápido melhor, já que quanto mais tempo a bactéria estiver no organismo mais ela se multiplicará, causando sequelas graves.

Procure informação! Faça o teste!