Prefeitura de Jeceaba e Defesa Civil alertam sobre prejuízos das queimadas

Diante do clima seco nos próximos meses, devido à diminuição das chuvas com a incidência chegando a quase zero, a Prefeitura de Jeceaba e a Defesa Civil fazem um alerta sobre as queimadas.

A maior parte das queimadas é causada pelo homem, segundo a Defesa Cívil do municipio, começando a prática em lotes e terrenos urbanos. Além do risco de incêndio e de prejuízos ao meio ambiente, as queimadas são um problema a mais em tempos de pandemia, já que o fogo, deixa o ar muito mais poluído, o que aumenta a incidência de doenças respiratórias. Os produtores rurais também devem ficar atentos para que pequenos focos em suas propriedades não se espalhem para as matas nativas.

No caso dos animais, representantes da Defesa Civil alertam que nem todos têm a sorte de fugir e acabam morrendo queimados. Por isso a necessidade de reforçar a conscientização da população de Jeceaba, quanto aos riscos das queimadas na área urbana e rural do município.

QUEIMADA SE CONSTITUI EM CRIME AMBIENTAL (conforme Lei Federal 9.605/98 – com pena de seis meses a cinco anos de reclusão e multa). E QUEIMAR LIXO DOMÉSTICO TAMBÉM É CRIME!

Segundo o Preâmbulo da Lei Complementar Nº. 015/2010 da Política Municipal de Meio Ambiente de Jeceaba, “É DIREITO DO POVO, VIVER EM UM AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, POIS ESTE É UM BEM DE USO COMUM DO POVO, ESSENCIAL ÀS NECESSIDADES HUMANAS E A QUALIDADE DE VIDA, IMPONDO-SE AO MUNICÍPIO E À COLETIVIDADE O DEVER DE PRESERVAR E RECUPERAR O MEIO AMBIENTE, DEFENDENDO-O E CONSERVANDO PARA OS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES, SEGUNDO PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE, PRECAUÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO POPULAR, ATRAVÉS DO CONTROLE SOCIAL.”