Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Estamos no mês de maio e dia 18, data que nos recorda a triste caminhada que precisamos fazer para proteger nossas crianças e adolescentes. Esse ano também traz o marco dos 30 anos da criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que justamente veio para garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Em momentos difíceis e de grandes incertezas como este da pandemia, precisamos ficar atentos para que os índices de violência, todas elas, a negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão não continuem crescendo como estão. Todas as formas de viole?ncia, especialmente a sexual, afetam o crescimento sauda?vel das nossas crianc?as e adolescentes que precisam ser protegidas integralmente, em todos os aspectos da sua vida, saúde, educação, segurança e seus direitos.
“Precisamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet. Além disso temos uma importante reflexão conjunta: “Como fazer com que os caminhos da denúncia cheguem nas crianças em isolamento, especialmente aquelas que não possuem acesso às novas tecnologias?” (www.facabonito.org.br)

Todos nós somos responsáveis por protegê-las.
Enquanto pais, educadores e sociedade, precisamos orientar as crianças e adolescentes da seguinte forma:
*Sempre procurar um adulto em quem confiem para conversar e contar sobre o que aconteceu.
* Se alguma situação causar desconforto, não tenha medo de buscar ajuda.
* Entenda que você não é culpado. Adultos têm o dever de protegê-lo/a.
* Segredos nem sempre devem ser guardados.
* Lembre-se que você não está sozinho.
* Dialoguem de forma franca e sincera sobre as partes íntimas do corpo e privacidade. E reforce que a criança ou adolescente pode e deve dizer NÃO quando quiser;
* Oriente as crianças e adolescentes sobre quais são as situações de risco e como ela pode se proteger;
Se você SUSPEITAR que uma criança ou adolescente está sendo vítima de algum tipo de violência, denuncie. Os canais são: Conselho Tutelar, Disque 100 (mantém sigilo da pessoa denunciante) Ligue 180/ APP Direitos Humanos BR/ Delegacia On-Line.
Se você PRESENCIAR ou TESTEMUNHAR uma situação de violência contra criança ou adolescente chame a polícia militar (ligue 190).
Se você IDENTIFICAR um caso de violência online envolvendo uma criança ou adolescente, denuncie. Os canais são: Safernet/ APP Direitos Humanos BR/ Delegacia On-Line. @childhoodbrasil #FaçaBonito #18deMaio #Denuncie #Disque100

Maiores informações: facabonito.org.br

Rafaela Ladeira de Souza – Psicóloga Escolar – Secretaria Municipal de Educação- Jeceaba/MG