Informativo da Secretaria Municipal de Educação

Devido à pandemia, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado, o que tem provocado muitas dúvidas e inseguranças quanto ao cumprimento do calendário escolar - 2020. Por isso esse informativo cumpre o objetivo de esclarecer à Comunidade Escolar como os trabalhos deverão ser estruturados no período da pandemia do COVID-19.
Diante desse contexto atípico, da obrigatoriedade do cumprimento da carga horária anual de 800 horas e considerando o Decreto Municipal nº 258 de 17 de abril de 2020 e a Resolução do Conselho Municipal de Educação nº 07 de 07 maio de 2020 que autorizam as Escolas da Rede Municipal de Ensino a planejar e implementar atividades voltadas para a aprendizagem de maneira remota. Comunicamos que durante o período da pandemia, as atividades nas unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de Jeceaba serão estruturadas no modelo de teletrabalho, ou seja, em um modelo de trabalho exercido à distância utilizando ferramentas de telecomunicações e de informação que asseguram um contato direto entre o professor e o aluno.
Temos consciência da dificuldade enfrentada no momento, especialmente porque temos que seguir o princípio fundamental de democratizar o acesso à Educação, associando-o às medidas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde para a proteção de nossa comunidade escolar em relação à COVID-19.
Tendo consciência da realidade do município de Jeceaba, estamos enviando para a residencia dos alunos cadernos com atividades escolares, essa metodologia inclusiva alcança todos os alunos matriculados nas escolas municipais. O trabalho que estamos realizando, não visa, de forma alguma, substituir o trabalho presencial com os alunos. Nada se compara ao conhecimento que é construído no ambiente da sala de aula coordenada por um bom professor. Pretendemos levar às famílias e aos alunos, uma experiência que lhes permitam reconectar com a rotina escolar e com o conhecimento formal. Preencher com atividades pedagógicas, um pouco desses dias complicados, no intuito de minimizar o prejuízo na aprendizagem dos alunos e prevenir a evasão escolar. Quando retornarmos às aulas presenciais, nos empenharemos para sanarmos as possíveis lacunas de aprendizagem dos alunos.
Iniciaremos o trabalho, então, utilizando as seguintes estratégias: o uso consciente das redes sociais e a entrega de material impresso para todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Educação.
Continuaremos atentos às sugestões, opiniões, críticas e solicitações. Nesse momento, precisamos nos unir, cultivar o respeito e a solidariedade.
Desde já agradeço a compreensão dedicação e o empenho de todos os envolvidos. Kíssia Kene Salatiel - Secretária Municipal de Educação